Hospital São Vicente de Paulo

A Data considerada de sua fundação foi em 26 de maio de 1946. Documentos oficiais existentes na Instituição e na secretaria da Igreja Matriz de Santana relatam que em 22 de agosto de 1954 o Reverendo Pe Pedro Fuss, em reunião no Colégio Santa Terezinha elegeram três membros para dar início a um projeto de Instituição Prestadora de Serviços Hospitalares.

Dias após, deram-se início as atividades, e nomearam a entidade como Hospital São Vicente de Paulo, à época situado na Rua Barão do Rio Branco, s/nº. Com o passar dos anos foi criada a Irmandade São Vicente de Paulo, até o presente, mantenedora do Hospital. O Estatuto Social vem se mantendo atualizado, sempre seguindo as normas estabelecidas, que regem as Entidades Filantrópicas.

O Hospital São Vicente de Paulo (Razão Social: Irmandade São Vicente de Paulo) é uma Organização Social, sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Saúde conforme portaria nº 1.277 de 04 de novembro de 2019. É Entidade de Utilidade Pública Municipal Decreto 248/79, Estadual 9602/91 DO 3507, Federal MJ 18395/93-27 DOU 108/95. Registro no Conselho Regional de Medicina do Paraná nº 127.


Linha do tempo

Estamos organizando nossa linha do tempo, se tiver fotos, documentos e datas, envie pra gente

26/MAIO/1946

Data considerada pelos seus dirigentes de fundação da entidade.

Há informações desencontradas sobre a referida data, dados da Instituição e dados da Igreja Matriz de Santana.

22/Agosto/1954

Documentos oficiais existentes relatam como Presidente o Reverendo Padre Pedro Fuss, vigário da Paróquia desta cidade, em reunião no Colégio Santa Terezinha, elegeram três membros para dar início a um projeto de Instituição Prestadora de Serviços Hospitalares.

Dias após, a diretoria tomou posse em seus cargos dando sequência ao Projeto.

Padre Pedro foi a Curitiba receber recursos para Instituição e busca de informações para elaborar o Estatuto que regeria os serviços. Deram-se início as atividades passando a chamar-se Hospital São Vicente de Paulo, à época situada na Rua Barão do Rio Branco, S/N.

Nesta época após amplamente discutido passou existir um Provedor (Presidente) afim de responder pela Instituição. De acordo com a história e o Livro de Registro de Atas de 1954, acha-se arquivadas no Registro de Títulos e Documentos a contar desta data sob o No. 15427 livro No. 2, res., sob No. 5045 – livro No. C4.

Atualmente

Com o passar dos anos foi criada a Irmandade São Vicente de Paulo, até o presente, mantenedora do Hospital.

O Estatuto vem se mantendo atualizado, sempre seguindo as normas estabelecidas, que regem as Entidades Filantrópicas.