Aparelho de Emissão Otoacústica e BERA Triagem

O Hospital São Vicente de Paulo, recebeu no dia 09 de setembro do ano de 2020, dois equipamentos adquiridos via Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Federal Sérgio Souza, no valor de R$ 58.800,00, os quais serão utilizados no setor da maternidade do hospital.

A Fonoaudióloga responsável pelos exames, explica que os testes são feitos em todos os recém-nascidos do hospital. Sendo uma média anual de 700 exames, segundo a estatística.

Um dos equipamentos é o Aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE), o qual é usado para triagem auditiva neonatal, exame conhecido como “teste da orelhinha”, um dos métodos mais modernos para constatar problemas auditivos em recém-nascidos.

O outro equipamento será utilizado para realização do exame BERA (Brainstem Evoked Response Audiometry), é com base neste exame, que é possível determinar se existe ou não perda auditiva – caso haja, se ela está relacionada com lesões na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

São procedimentos não invasivos, rápidos, com tempo de duração de 10 a 15 minutos e indolor, são feitos através da colocação de um pequeno fone de ouvido na orelha do paciente.

Os Exames serão realizados através do Convênio SUS, Convênio Privados ou Particulares.


Imagens relacionadas: Aparelho de Emissão Otoacústica e BERA Triagem