Dia mundial da obesidade

No dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade. E depois de quase um ano de pandemia, é ainda mais importante falar sobre esse assunto. Engordar é basicamente uma questão matemática, que leva em conta quantas calorias ingerimos e gastamos diariamente. Com o isolamento, muitos diminuíram suas atividades físicas, mas a ansiedade fez com que aumentasse o ganho de calorias e de peso.

Além da obesidade, o sedentarismo também é preocupante: “A perda de massa muscular decorrente da falta de exercícios criará grandes dificuldades respiratórias. Temos que nos exercitar. Isso pode ser feito em casa”.

Exercícios físicos para idosos – É muito importante estimular os idosos a estarem fisicamente ativos durante a pandemia. Alguns movimentos simples, realizados diariamente, podem ajudar a manter a força muscular e a mobilidade articular. Confira:

Levar as mãos à cabeça; levar a mão ao ombro oposto; abrir os braços e juntar as mãos à frente do corpo ou acima da cabeça; levantar a coxa, alternando direita e esquerda; dobrar e esticar os joelhos; ficar nas pontas dos pés; sentar e levantar de uma cadeira e caminhar dentro de casa ou no quintal.